terça-feira, 2 de novembro de 2010

POSTAGEM REPETIDA! Importante que o concílio se realize!

Existe uma frase bem conhecida:

Respeito é bom e eu gosto!

A BÍBLIA SAGRADA deve ser respeitada!

Acredito que deveríamos tomar posições com maior responsabilidade e conduzir as chamadas: BÍBLIAS DE ESTUDO, ao que pode parecer lógico e saudável.

Devemos exigir que definam as Bíblias chamadas de estudo, apenas como "Livro de Estudos do Ciclano ou do Fulano". Seja o que for, é melhor do que ser no que insistem. Há interesses?

Por quê? Porque virão outras, mais e mais a cada ano, e perderemos o controle total em um futuro bem próximo.

Conheço uma a mais, que está por desembarcar e muitos irão virar a canoa! Cuidado!

Devemos nós, sermos os responsáveis por um ensino, conferido(c.o.n.f.e.r.i.d.o.), e verificado(v.e.r.i.f.i.c.a.d.o.) com cuidados, conforme a BÍBLIA, nos ensina no livro de I Timóteo 04:16:

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."

É questão de LÓGICA, após este evento ocorrido no blog Point Rhema do pr. Carlos Roberto Silva, na demonstração de sua coragem e zelo pela instituição a qual faz parte, assumiu que deveria informar que algo não ia bem com o lançamento do livro de estudos, chamado de Bíblia DAKE.

Livro pouco conhecido no Brasil, que motivou várias referências e opiniões, onde encontramos sérias divergências que promovem à uma leitura e a análise cuidadosa de cada comentarista. Todo o cuidado é pouco na leitura destes comentários, que instruem e fornecem sentimentos diferentes e com aproveitamento social, cultural e espiritual.

Quem quiser que compre! Quem não quiser, que não compre! Mas, que exista uma prescrição quase que médica e bem elaborada no material impresso para que, pseudos pregadores e néscios, não se utilizem destas orientações para divulgar habilidades além da conta dos seus "sonhos" e assim, tomem o veneno antes de qualquer antídoto. Apesar que o antídoto é uma quantidade reduzida do próprio veneno.

Existe também a possibilidade, conforme a sugestão de muitos: Colocá-las na fogueira!

Responsabilidade é bem-vinda e sempre. Basta apenas encontrar o responsável!

Posso estar diante de uma GRANDE PÉSSIMA AFIRMAÇÃO, ou um ato que poderá ser entendido como simples ASNEIRA (Favor observar que esta não é uma palavra chula):

Não haver mais a propagação de livros com o nome de BÍBLIAS DE ESTUDOS.

Um basta, deve ser dado a esta característica que -penso eu- é pura extratégia promocional que deveria ser eliminada das editoras, e principalmente as que pertencem à uma CONVENÇÃO. Afinal, quem são os seus proprietários? Existe sim, responsáveis de direito, que devem gerar resultados acima de tudo para o fortalecimento da igreja as quais pertencem. Todo o cuidado é pouco!

Nunca o interesse, comercial e o espiritual, fará parte de um mesmo resultado final. Nunca! Os interesses são extritamente regulados por normas que diferem uma da outra.
O interesse comercial é cegar os próprios olhos para as ervas daninhas e o espiritual, é evitar sempre as ervas daninhas. Sempre!

Penso que é tempo de se utilizar o bom senso e rever os valores espirituais das edições de livros, CD´s e DVD´s e as (argh!) Bíblias de Estudos. E transformar-mos os valores enfeitados pelos verdadeiros valores que devem ser colecionados, como pura referência moral espiritual, e não uma mescla de valores com interesse econômico.

Sei do que escrevo. E porque escrevo! Tenho motivos!

O menor de todos os menores.

4 comentários:

Unknown disse...

GRAÇA E PAZ
ESTOU SEGUINDO SEU BLOG, MUITO INTERESSANTE A SUA POSTURA
CARLOS HERRERA
http://cativosporcristo.blogspot.com/

Doutrina Cristã disse...

*

“A maioria das pessoas preocupam-se com passagens da Bíblia que não entendem, mas as passagens que me preocupam são as que eu entendo.” Mark Twain

*

“É impossível escravizar mental ou socialmente um povo que lê a Bíblia. Os princípios são os fundamentos da liberdade humana.” Dorace Greeley

*

“É impossível governar perfeitamente o mundo, sem Deus e sem a Bíblia.” George Washington

*

“É a minha fé na Bíblia que me tem servido de guia para a minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avança, mais será empregue, a Bíblia.” Immanuel Kant

*

“Em todas as minhas perplexidades e angústias a Bíblia nunca deixou de me fornecer luz e vigor. ” Robert E. Lee

*

“Eu acredito que a Bíblia é a melhor dádiva que Deus deu à humanidade. Todas as coisas boas do Salvador do Mundo nos são ditas através deste Livro. ” Abraham H. Maslow

*

“Eu amo a Bíblia, leio-a todos os dias e, quanto mais a leio tanto mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas, mas, eu a amo, amo a sua simplicidade e amo as suas repetições e reiterações da verdade. Como disse, eu leio-a quotidianamente e gosto dela cada vez mais.” D. Pedro II

do seu amigo e irmão: Luiz

Micheline Gomes disse...

Muito bom texto Pr. Newton.
Algum tempo atrás escrevi uma postagem com o título:Bíblias a gosto do freguês. Se desejar dá uma olhada fique a vontade.
http://michelineblogs.blogspot.com/2009/12/biblias-gosto-do-fregues.html

Deus te abençoe meu irmão menor!

Luis Paulo Silva disse...

Pr. Newton

Existem muitas Bíblias que auxiliam o leitor com informações que ajudam na compreensão dos textos, e acho isto muito bom.

Da mesma forma existem péssimas Bíblias de estudo, o texto sagrado é bom, mas os comentários são ruins.

O que deve ser feito é a analise do livro antes de comprá-lo. Por exemplo, eu achei interessante a defesa que o Pr. Ciro fez com relação à Bíblia Dake, ele que é tão cuidadoso com tantas coisas e até intolerante (veja intolerante com bons olhos), aceitar uma Bíblia cujos estudo foram escritos por alguém com o histórico do tal Dake, é complicado.
Eu pesquisei, e desisti de comprá-la. Por outro lado, gostei muito da Bíblia de Aplicação pessoal, da Vida, e outras.

Em Cristo,
LPS