quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Fé Perfeita em Deus.


Livro de Salmos, capítulo 46:

1) Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Declaração de quem, com certeza, experimentou em muitos momentos de sua vida, a proteção de Deus, e que por vezes, reconhecia como abrigo e fortaleza o obedecer e servir a Deus.

Deus poderá não livrar o seu servo de estar dentro da angústia, mas, possibilita que reconheça a sua presença, no meio da angústia, como se afirmasse:

Estou com você. Sinta o meu Espírito te fortalecer, te abençoar e te livrar. Sinta que estou ao seu lado. Eu, Sou o Senhor teu Deus, que te livra, te guarda e te abençoa. Eu sou o Grande Eu Sou.

2) Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares;

Parecia em estado de loucura, ao afirmar, depois de procurar como definir a sua fé, e receber a inspiração do Espírito Santo. E, com tamanha convicção, mesmo que não hovesse a possibilidade da terra se locomover, para outro local, e é claro, resultado da busca em como se expressar, o salmista na afirmação de sua fé, tentou provocar uma associação com algo impossível a seu ver.

3) Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montem se abalem pela sua braveza;

Continua o salmista na sua avaliação, sobre a possibilidade do montes serem lançados ao mar, e o resultado seria tão tremendo que as águas com todas a suas criaturas seriam perturbadas pelo impacto violento, que seria considerado de grande braveza.

4) Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

5) Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã.

6) As nações se embraveceram, os reinos se moverão; Ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.

7) O Senhor dos exércitos está conosco; O Deus de Jacó é o nosso refúgio.


Neste momento, o salmista, estava tão decidido pelo Espírito de Deus, na orientação da composição desta parte da Bíblia, que...... declarou com tamanha certeza, pela sua fé, que a presença de Deus se fez real ao seu lado.

8) Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!

9) Ele faz cessar as guerras até o fim da terra; quebra os arcos e corta a lança; queima os carros no fogo.


10) Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.

Este foi o momento em que o próprio Deus, tomou o salmista e assumiu a evidência da sua presença na mudança da declaração do salmista, quando tomou o seu lugar na pessoa do verbo.

Já não era mais o salmista se referindo a Deus, mas o próprio Deus enfatizou a sua presença com: Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.

11) O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Imaginemos neste verso de número onze, o que não passou no coração do salmista, e a sua experiência de fé, na visitação do próprio Deus à sua vida, quando ele repete o verso de número sete, na composição do verso onze.

Antes ele havia declarado por fé, mas, agora por certeza absoluta.

A aplicação da fé, que é simbolizada pelo tamanho de um grão de Mostarda, deve receber crescimento, através da obediência na vida cristã. A obediência é o que rega a semente e lhe dá crescimento verdadeiro.

Obedecer, significa depositar a pequena fé em Jesus Cristo, na demonstração de gratidão pela salvação e recebimento do perdão dos pecados. É a pura demonstração que o campo recebedor da semente, foi o coração, e que de fato, Jesus Cristo, entrou para cear, e alí permaneceu.

Nós recebemos a semente, e Ele, Jesus Cristo, dá o crescimento na nossa obediência.

Sem fé, é impossível agradar a Deus.

pr. Newton Carpintero

2 comentários:

Blog do Jordanny Silva disse...

Glória a Deus!

Muito bela a mensagem, amado pastor Newton!

Em dias que os "telepregadores" e "empresários da fé" apenas falam de uma "motivação" vazia, tratando a igreja como uma empresa muito lucrativa, o Senhor Jesus tem nos trazido ânimo.

Que esta mensagem possa vir a crescer nos corações daqueles que, em fé, têm buscado viver em obediência e sinceridade.

Deus te abençoe!

Jordanny Silva

o menor de todos os menores. disse...

Prezamado Jordanny Silva,

A Paz do Senhor!

Grato pelo seu comentário. Comentário de um homem de Deus, com certeza, da responsabilidade diante de Deus.

Continue nesta disposição e amor ao Evangelho, bem como, na defesa da Verdade, pois, muitos são os enganadores em nosso meio.

Seja cada vez mais valoroso, e exemplo à igreja. Vale a pena! A sua dedicação será valiosa para cada um de nós, que precisamos estar cada vez mais unidos, nesta fé, em Jesus Cristo.

O Senhor esteja contigo!

pr. Newton