segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

BÍBLIA SAGRADA! Respeito é bom! E quem não gosta?

Existe uma frase bem conhecida:

Respeito é bom e eu gosto!

A BÍBLIA deve ser respeitada!

Acredito que deveríamos tomar posições com maior responsabilidade em conduzir as chamadas: BÍBLIAS DE ESTUDO, ao que pode parecer lógico e saudável.

Devemos exigir que parem de NOMEAR com o nome Bíblia, o livro de estudos do Ciclano ou os livros de estudo do Fulano.

Seja o que for, é melhor do que ser o que querem insinuar para promoverem a venda destas bíblias motivadas por... há interesses?

Por quê? Porque virão outras, mais e mais, e perderemos o controle total em um futuro bem próximo, com tantas divergências em uma volátil variedade de bíblias, que com certeza absoluta, produzirão a confusão
desejada pelo diabo com as artimanhas de mamom.

Conheço uma a mais, que está por desembarcar e muitos irão virar a canoa! Cuidado!

Devemos nós, sermos os responsáveis por um ensino, conferido(c.o.n.f.e.r.i.d.o.), e verificado(v.e.r.i.f.i.c.a.d.o.) com total e excelente cuidado, conforme a BÍBLIA, nos ensina no livro de I Timóteo 04:16:

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."

Senti a não necessidade, após discurssões passadas, sobre a Bíblia Dake, e por uma questão de LÓGICA, observar a importância, de não mais, propagarmos qualquer livro de estudo como se fôra uma Bíblia Sagrada, marcada por qualquer homem que possa se exaltar, sem prevenir, sobre os perigos em depositar a confiança com grande entusiasmo, nestes livros, que possuem por vezes motivos insalubres ao livro original conhecido como A Palavra de Deus.

A bíblia Dake, é um livro pouco conhecido (lido) no Brasil, que motivou várias referências e opiniões, onde encontramos sérias divergências que promovem a uma  leitura e a uma análise, bem cuidadosa.

Todo o cuidado é pouco na leitura destes comentários, que instruem e fornecem sentimentos diferentes e com aproveitamento social, cultural, espiritual e por vezes financeiro.

Quem quiser que compre! Quem não quiser, que não compre! Mas, que exista uma prescrição quase que médica e bem elaborada no material impresso para que, pseudos pregadores e néscios, não se utilizem destas orientações para divulgar habilidades além da conta dos seus "sonhos" e assim, tomem o veneno antes de qualquer antídoto. Apesar que o antídoto é uma quantidade reduzida do próprio veneno.

Existe também a possibilidade, conforme a sugestão de muitos: Colocá-las na fogueira!

Responsabilidade é bem-vinda e sempre. Basta apenas encontrar o responsável!

Posso estar diante de uma GRANDE PÉSSIMA AFIRMAÇÃO, ou um ato que poderá ser entendido como simples ASNEIRA (Favor observar que esta não é uma palavra chula):

Não haver mais a propagação de livros com o nome de BÍBLIAS DE ESTUDOS.

Um basta, deve ser dado a esta característica que -penso eu- é pura extratégia promocional que deveria ser eliminada das editoras, e principalmente as que pertencem à uma CONVENÇÃO. Afinal, quem são os seus proprietários? Existe sim, responsáveis de direito, que devem gerar resultados acima de tudo para o fortalecimento da igreja as quais pertencem. Todo o cuidado é pouco!

Nunca o interesse comercial e o espiritual, fará parte de um mesmo resultado final. Nunca! Os interesses são extritamente regulados por normas que diferem uma da outra.

O interesse comercial é cegar os próprios olhos para as ervas daninhas, e o espiritual, é evitar sempre as ervas daninhas. Sempre!

Penso que é tempo de se utilizar o bom senso e rever os valores espirituais das edições de livros, CD´s e DVD´s e as (argh!) Bíblias de Estudos. E transformar-mos os valores enfeitados pelos verdadeiros valores que devem ser colecionados, como pura referência moral espiritual, e não uma mescla de valores com interesse econômico.

Sei do que escrevo. E porque escrevo! Tenho motivos!

O menor de todos os menores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estimado Prº Newton Carpinteiro
Shalom.

Espero que o milagre esteja ocorrendo.

Parabéns pela matéria.
Acho que estão tirando proveito do nome que se tornou uma marca "Bíblia".
Assim como Gillet que é apenas a lâmina e não a marca.
A maioria se aproveita do marketing e vende o que quer. Basta tão somente atrelar o nome que quiser ao nome Bíblia e pronto: certeza de sucesso.
A Bíblia merece respeito.
É uma criatura vivente.
O Apóstolo dos gentios sabia bem o seu valor: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."
Uma alma vale mais que o mundo inteiro. Este deve ser o interesse principal.

Obs: Obrigado por me considerar seu amigo. Também louvo ao Deus dos Céus pelo privilégio de conhecê-lo ainda que apenas pelas letras e fotos. Tenho-o como amigo também.

Obrigado pelas orações a favor da minha filha.

Creio ser fruto do querido Espírito Santo em nossas vidas.

Fraternalmente em Cristo Jesus,

José Roberto Santana. 45 Pb
Um dos remanescentes lutando para ser achado fiel no grande dia "encontro nos ares"
Jesus prometeu. Ele cumprirá.

Min. Ass. de Deus de Cubatão -SP